Espaço do Professor



Por: Ana Carla Silva
Professora de Ciências e Biologia do CUCA


Responsabilidade Ambiental: Busca constante por um Desenvolvimento Sustentável

Desde tempos mais remotos, o ser humano luta contra as adversidades do meio ambiente, seja modelando o meio físico ou consumindo seus limitados recursos naturais, numa infinita busca por riqueza e bem-estar materiais. A humanidade vem interagindo de forma complexa sobre a biosfera, modificando habitats naturais e colocando novos desafios às atuais e futuras gerações. Sob o pretexto do crescimento econômico, processos relativamente recentes de modernização vêm trazendo graves desequilíbrios socioambientais a diversas regiões do planeta sendo pautadas não apenas o teor dessas problemáticas, assim como também já começa a ganhar espaço as possibilidades de medidas mitigadoras para os problemas em foco.
Em decorrência disto, discussões no âmbito da questão ambiental que acontece no Brasil e em outros países apontam a necessidade de adequar formas que minimizem essa exploração de acordo com a nova realidade, marcada por inúmeros problemas causados pela forma equivocada que o homem vem explorando constantemente o nosso planeta. Tais discussões tem influenciado análises e revisões, como por exemplo, podemos citar a Conferência que ocorreu no Rio de Janeiro, em 1992 (Eco-92), entre outras, que se consolidou, nos princípios da Declaração do Rio e da Agenda 21, a promoção do desenvolvimento sustentável.
Diante destes aspectos, soluções sustentáveis são questionáveis e com uma preocupação que é pertinente: é possível a exploração dos recursos naturais, como a água, sem comprometer o ecossistema? Ou se as futuras gerações terão de usufruir das suas próprias necessidades privando deste meio ambiente?
Neste contexto, há uma responsabilidade ambiental centrada nesta investigação e questionamento acerca da possibilidade de trabalhar e explorar esses recursos naturais de forma racional. Para isto, é necessário escolher um desenvolvimento sustentável buscando o equilíbrio entre proteção ambiental, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.

Um comentário:

  1. Que bom saber que há jovens preocupados e empenhados em fazer diferente todos os dias para que a escola seja melhor. Por fim que faça a história de todos um "algo inesquecível". Parabéns. Espero contar com vocês para ser exemplos aos alunos para conseguirmos montar um grêmio na escola no qual sou professor. Abraços.

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